segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Para uma melhor visibilidade ao dirigir em tempo com chuva

A visibilidade proporcionada ao motorista é uma questão fundamental de segurança no trânsito. O CESVI recomenda uma série de atitudes para que o condutor conte com a melhor visibilidade possível enquanto estiver dirigindo.
Evite deixar objetos mal acomodados ou sobre o porta-pacotes traseiro, utilize o porta-malas ou os assentos dos bancos para isso, desde que devidamente fixados. Lembre-se de que a permanência de quaisquer elementos entre o espelho retrovisor interno e o vidro traseiro, por menores que sejam, atrapalham a visibilidade, além do perigo de se tornarem um projétil letal, no caso de colisão que o arremesse para frente contra os ocupantes.



Evite colar adesivos nos vidros traseiros, pois eles reduzem a visibilidade e aumentam o risco de acidentes.
Na ausência de ocupantes, abaixe os encostos de cabeça do banco traseiro. Essa prática beneficia a visibilidade pelo vidro traseiro.
É fundamental que o motorista verifique os ajustes do banco, altura do cinto de segurança e ajuste dos retrovisores, que deve ser feito por último. O ajuste do retrovisor interno deve refletir o máximo da área do vidro traseiro, já os externos devem refletir o máximo possível do meio externo, o ajuste pode ser feito fechando-se o espelho até começar a ver a ponta traseira do veículo, quando é preciso abrir um pouco novamente, mantendo-se a linha do horizonte um pouco abaixo do meio do espelho. No caso de manobras de estacionamento, as guias e laterais do veículo podem ser vistos movimentando-se a cabeça.
Todo acessório, seja destinado à personalização visual ou de áudio, deve respeitar o campo destinado à visão e seguir determinados critérios de instalação. Seguem alguns exemplos:
Instalação de aerofólio - este acessório deve ser o mais baixo possível quando se tratar de um veículo sedan e, quando se tratar de veículo hatch, deve ser instalado sem sobreposição com a serigrafia superior do vidro vigia traseiro;
Instalação de break-light - este equipamento deve ser o menor possível e, preferencialmente, instalado na região superior do vidro traseiro;
Instalação de alto-falantes traseiros – O ideal é aproveitar os espaços laterais destinados originalmente para isso. Só em último caso deve ser instalado no porta-pacotes traseiro, e ainda assim, o mais baixo possível;
DVD/CD player - quando destinados aos ocupantes traseiros, sua instalação deve ser feita atrás do encosto de cabeça dos bancos dianteiros.
Evite modificação na suspensão, tornando a dianteira do veículo mais baixa do que a traseira, o que prejudica a visibilidade traseira. Além disso, essa prática pode inutilizar os cursos de ajuste dos espelhos retrovisores externos, comprometendo a visibilidade lateral.
Quando houver um ocupante no banco traseiro, a melhor localização para ele é sentado imediatamente atrás do motorista; no caso de dois, devem permanecer mais próximos das laterais do veículo.
Sempre que houver a alteração de peso/carga transportada pelo veículo, o condutor deve verificar se há a necessidade de novo ajuste dos espelhos retrovisores.
Havendo a necessidade de substituição do parabrisa ou do vidro traseiro, prefira os originais, reduzindo o risco de deformações em suas superfícies que geram distorções sobre o campo visual.
O sensor de estacionamento oferece vantagem na redução do risco de acidente por visibilidade envolvendo manobras traseiras; entretanto, cada veículo possui um alcance diferenciado que deve ser conferido no manual do proprietário.
A maioria dos retrovisores internos possui um importante recurso na melhoria da visibilidade noturna, chamado antiofuscante, que evita a reflexão excessiva dos fachos de luzes e a conseqüente perda momentânea da visão e seus riscos. Seu acionamento pode ser manual ou automático.
Evite deixar os vidros embaçados, principalmente em dias chuvosos. Quando não for possível a ventilação, direcione o fluxo de ar ao parabrisa (se possível, ligue o ar condicionado para acelerar o desembaçamento) e utilize o desembaçador traseiro. Não corra riscos, certifique-se periodicamente de que seu funcionamento está perfeito. Uma solução caseira, para diminuir embaçamento dos vidros, é passar água misturada com um pouco de detergente ou sabonete líquido, numa mistura que não faça espuma.
A existência de “penduricalhos” presos ao retrovisor interno compromete a visibilidade frontal, além de muitas vezes provocar a distração do motorista, pois aumenta a área de obstrução. Evite também instalar acessórios, como medidores e telas de DVDs players. Manter a originalidade é sempre a melhor opção.
Mantenha a originalidade dos espelhos retrovisores, evite alterações de apelo esportivo que modifiquem a área dos espelhos e sua posição relativa ao veículo, pois isso aumenta os pontos cegos.
A utilização de películas nos vidros pode comprometer a visibilidade, ainda mais se estiver fora das especificações legais. Fique atento à sua segurança ao dirigir e à respectiva legislação vigente que estabelece limites de transparência.
Em dias chuvosos, é fundamental que as palhetas dos limpadores cumpram sua função, assegurando a preservação da visibilidade. Ao sinal de ressecamentos, vibrações ou ruídos causados pelo uso dos limpadores, verifique o estado das palhetas e, se necessário, troque-as.
Evite a utilização desnecessária da luz de emergência, salvo em situações de perigo e com o veículo parado. O uso com o veículo em movimento pode provocar situações de risco, pois o motorista já não consegue usar as setas para indicar conversões à direita ou à esquerda.
Obedeça às leis de trânsito e aja segundo suas expectativas para com os demais motoristas, ou seja, tenha alguns cuidados básicos que o protegerão, tornando-o perceptível aos demais:
Ligue o farol baixo assim que começar a ficar escuro, mesmo que seja por causa de nuvens de chuva;
O farol alto não deve ser usado quando se estiver atrás de outro veículo, ou trafegando por vias de mão dupla, e um carro se aproxima no sentido contrário;
Não altere, por conta própria, as lanternas do veículo, mantenha-as sempre originais e faça manutenções preventivas do sistema de luzes. No início de 2009, entrou em vigor a regra de uso de faróis com descarga de gás (xenônio), exigindo que os veículos novos saiam com dispositivo de limpeza e de regulagem.
Diante de um imprevisto, como um pneu furado, pane ou acidente, ligue o pisca alerta, coloque o triângulo de segurança a, pelo menos, 30 metros da traseira do veículo e, se possível, evite parar em curvas ou logo após a ela, ou em qualquer local seja difícil ver o veículo parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário